Sobre o envelhecer
Algumas pessoas não aceitam a idade ou a conotação de ser “velho(a)”, idoso (a). O nosso país, considerado como um país jovem, está passando por transformações onde ter que lidar com o grande número de idosos, as estatísticas vem demonstrando isso e chamando a atenção para esse fato, vem fazendo com que tanto indústria, comércio, instituições, repensem essa realidade.
Não é raro perceber os maus tratos e as indiferenças com pessoas que já passaram de uma certa idade e que necessitam de um maior tempo para realizar as suas tarefas cotidianas. Um lugar onde observo isso constantemente é nos bancos, quando as pessoas com mais idade, com certa dificuldade com as novas tecnologias, solicitam a atenção dos mais jovens para que possam realizar determinadas funções. Isso é triste, é necessário entender que a velhice chegará para todos. E que bom que ela possa chegar, não é mesmo? Acolher o idoso é uma questão de educação
Há alguns ditos no senso comum sobre a velhice, como alguns citados abaixo, que associam o idoso(a) a algo pejorativo (depreciativo, desagradável), e por que não discriminatório:
“É melhor ser velho que morrer novo”;
“Queda de velho não levanta poeira”,
“Velho não se senta sem “Ui!”, nem se levanta sem “Ai!”
“Quem gosta de velho é reumatismo, rede, cadeira de balanço, fila do INSS”;
“Não há moço doente, nem velho são”;
“Não há sábado sem sol. Nem jardim sem flores. Nem velhos sem dores. Nem moças sem amores”.;
“Saúde de velho é muito remendada”;
“Quem gosta de velho é museu”;
“Velho? Só vinho, perfume, dinheiro e viúva rica”.
Que horror! As gerações passadas e os idosos atuais são os responsáveis pela construção desse país, o mínimo que merecem é respeito.
Sou da opinião que caberá a nós mudar esses ditos preconceituosos. Afinal somos de uma geração que vem ao longo do tempo quebrando todos os paradigmas e só quem lutou por isso sabe o que significa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo(a) ao nosso Cantinho dos Artesanatos Variados! Sua opinião é muito importante para nós. Fique à vontade para compartilhar suas experiências, pensamentos e feedback sobre conteúdos que compartilhamos aqui. Acreditamos que cada comentário é uma oportunidade de enriquecer nossa comunidade e promover conversas significativas. Agradecemos por fazer parte deste espaço de troca e reflexão. Compartilhe sua voz e junte-se à nossa jornada e aprendizados!. bjs