Instruções: Prestem bem atenção nestas explicações.
Antes de cortar qualquer peça no tecido que se vai confeccionar deve o molde ser cuidadosamente preparado, desenhado e cortado em papel, de acordo com as medidas da pessoa a quem se destina a confecção. Nota: Conforme as explicações a marcação deve ser feita rente ao molde.
Preparo das peças: Depois de cortadas, as peças devem ser cuidadosamente alinhavadas unidos as partes pela marcação feita a fim de acertar. E caso não estejam. para acertar, descose se o alinhavo cortar com as pontas da tesoura e unindo-se com alfinetes é preciso não confundir roupa apertada, com roupa ajustada, a primeira prende os movimentos e incomoda não fica boa e nem elegante a segunda não prende os movimentos embora, acompanhe a graciosamente as linhas do corpo sem formar rugas e nem de puxar.
De acordo como vai ser adiantando as costuras, deve-se passá-las a ferro, para abri-las tirar rugas e dobras da fazenda, é necessário observar que muitos tecidos não podem se passar pelo lado direito, outros não podem ser passados com ferro muito quente, pois o calor altera a cor do tecido.
Neste caso deve-se tomar o máximo cuidado, deve-se observar. que o ponto da máquina não esteja muito apertado, para que as costuras não fique repuxadas, para fazer se uma bainha a mão deve-se primeiro marcar. a mesma com o centímetro depois alinhavar bem os pontos não devem aparecer no lado direito e devem ser frouxos, não se deve dar nó volumoso ao princípio nem ao fim de qualquer trabalho.
Certas anomalias: As anomalias como sejam, pessoas de ombros mais caídos, braços um mais comprido do que o outro, corcundas, enfim com defeitos, nestes casos necessita-se de duas ou três provas para a retificação necessária. Para esses casos devem ser sempre deixar um pouco mais de fazenda para as extremidades da costura. Pois geralmente alarga-se ou ajusta-se nas espécies de acordo com os conceitos já citados. Feitas essas retificações. Pode ser definitivamente terminar a costura.
Esclarecimentos: Os tecidos veludo, fazendas listradas, ou tecidos de ramagem, precisa muita atenção, porque se o estampado estiver numa só posição, os moldes deve ser colocado num só sentido, no veludo devemos observar a posição do fio. Costuras e acabamentos: Nos tecidos mais leves em geral, sedas, linhos e tecidos de algodão o acabamento deve ser feito com o chuleado fino sobre outra costura conforme os casos.
As costuras dos tecidos mais pesados assim como lã,, brim ou tecidos de espessuras mais grossas devem ser debruadas com um tecido fino, ou extra forte não se deve dobrar duas vezes as bainhas dos tecidos grossos. Limpasse as costuras e prende-se com pontos guarnecidos ou ponto espinha quando executamos.
Quando executamos uma peça que tenha vista para gola ou aplicação de recorte, deve-se primeiro fazer a prova, depois da prova bem certa é que temos cortar a vista da gola, o forro do bolso. limpa-se bem as costuras. Depois feito depois da prova bem certa, é que se deve cortar as vistas. da gola o forro do bolso limpar as costuras numa largura regular e a seguir prepare-se as guarnições necessárias e depois termina as costuras.
Como recorte de saias blusas bolsos sobrepostos tirinha de enfeite deve-se primeiro alinhavar cuidadosamente uma dobra de meio centímetro em volta para o lado do avesso, em seguida aplica-se sobre a peça contornando o desenho. lado do avesso em seguida aplica-se a peça contornando o desenho de acordo com o que deve se observar que não fique repuxado nem a parte de cima nem a parte de baixo, depois pode costurar.
Manequim: O quadro de medidas que apresento sobre os números de manequim, é muito útil para confeccionar uma peça que muitas vezes não podemos obter as medidas, medidas a empregar na base pelo método. Maneira de tirar medidas.
Medidas de comprimentos: Toma-se a fita métrica, coloca-se a ponta da fita no ombro junto ao pescoço, ao marcar altura da pense bem na ponta do peito, onde devemos um sinal em X marca-se altura da cintura. Marca-se altura do quadril, marca-se o comprimento total do vestido, o comprimento da manga tira-se da seguinte maneira, coloca-se a ponta da fita no ponto do ombro, passando em seguida pelo cotovelo e terminando no pulso.
Passemos as medidas de contorno: Para medir se o contorno do pescoço passar a fita em volta do pescoço. a mesma com o dedo indicador por dentro, toma-se esta medida justa, pois o dedo é para dar a folga na gola ou colarinho, a seguir passe a fita em volta do busto, em volta da cintura, em volta do quadril, para o punho da manga, manga curta ou comprida passa-se a fita em volta do braço como mostra a figura.
NÃO PERCAM A PRÓXIMA AULA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo(a) ao nosso Cantinho dos Artesanatos Variados! Sua opinião é muito importante para nós. Fique à vontade para compartilhar suas experiências, pensamentos e feedback sobre conteúdos que compartilhamos aqui. Acreditamos que cada comentário é uma oportunidade de enriquecer nossa comunidade e promover conversas significativas. Agradecemos por fazer parte deste espaço de troca e reflexão. Compartilhe sua voz e junte-se à nossa jornada e aprendizados!. bjs